quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nota sacramentos de iniciação cristã

O Batismo


É o primeiro dos sacramentos, é o primeiro grande passo para ingressar na comunidade do Povo de Deus. Ele dá origem à Igreja, pois, cada batizado, tendo recebido a vida nova de Cristo, se torna filho de Deus e irmão universal dos outros batizados; constitui, de fato, uma família única, cuja alma é o Espírito de Amor.

A comunhão dos batizados se constitui num Povo Santo. Nesse povo, os cristãos são pedras vivas e devem produzir os frutos do Espírito. Chamado ao discipulado, na Igreja, o batizado será evangelizador de seus irmãos.
Na água do Batismo, a exemplo de Jerusalém, cada um recebe o Espírito Santo para ser autentico missionário e agente transformador na sociedade de hoje.

É o sacramento da fé que nos autoriza a falar e a realizar tudo o que o Cristo falou e realizou. Ungido pelo Espírito como um povo Messiânico, ele manifesta a sua santidade num compromisso moral e social. A base ética desse compromisso é a dignidade da pessoa humana, inviolável e templo de Deus.
Configurado a Cristo no Batismo, cada cristão adquire a identidade de homem de Igreja no coração do mundo e de homem do mundo no coração da Igreja.

A confirmação

Aquele que nasceu pelo Batismo para a Igreja é enviado, pelo Sacramento da Confirmação, a dar testemunho na sociedade. É ungido para se tornar, a exemplo do próprio Cristo, um verdadeiro missionário.

É o sacramento do apostolado que faz do jovem crismado não só um agente pastoral dentro da comunidade, mas, sobretudo, um enviado pela Igreja, em nome de Cristo, para transformar a sociedade na qual vive com seus irmãos.

Para realizar tudo isso é preciso estar maduro na fé, por isso se diz que a confirmação é o sacramento da Maturidade Cristã.
A confirmação é o sacramento que confere o dom dos tempos messiânicos, infundindo coragem para testemunhar a fé. A unção e a imposição das mãos realizadas pelo Bispo, na liturgia desse sacramento, garante a apostolicidade missionária que o confirmado recebe.

A Eucaristia

Os que nasceram pelo Batismo e maturaram na fé são alimentados pela Eucaristia. A Eucaristia é o centro da sacramentalidade da Igreja porque realiza a unidade e a comunhão de todo o Corpo do Senhor. É o sinal por excelência da comunhão eclesial e da unidade visível da Igreja.

Alimento de vida eterna dá, também, animo para o testemunho da fé na vida diária. Cada Eucaristia celebrada realiza o mistério da morte e ressurreição do Senhor, fazendo do coração humano um lugar de festa e de alegria.

Cada um que se alimenta do Corpo e do Sangue do Senhor se compromete com a missão de evangelizar e libertar seus irmãos. Todo envio missionário autentico tem como ponto de partida o sacramento da Eucaristia.

§ 1324 A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”.

§ 1325“A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai”.

§ 1326 Finalmente, pela Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (1Cor 15,28).
§ 1327 Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar”.

§ 1346 A liturgia da Eucaristia desenrola-se segundo uma estrutura fundamental que se conservou ao logo dos séculos até nossos dias. Desdobra-se em dois grandes momentos que formam uma unidade básica:
- A convocação, a Liturgia da Palavra, com as leituras, a homilia e a oração universal;
- A Liturgia Eucarística, com a apresentação do pão e do vinho, a ação de graças consecratória e a comunhão.
Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística constituem juntas “um só e mesmo ato do culto”; com efeito, a mesa preparada para nós na Eucaristia é ao mesmo tempo a da Palavra de Deus e a do Corpo do Senhor.

§ 1362 A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos, depois das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial

§ 1363 No sentido da Sagrada Escritura, o memorial não é somente a lembrança dos acontecimentos do passado, mas a proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens. A celebração litúrgica desses acontecimentos torna-os de certo modo presentes e atuais. É desta maneira que Israel entende sua libertação do Egito: toda vez que é celebrada a Páscoa, os acontecimentos do êxodo tornam-se presentes à memória dos crentes, para que estes conformem sua vida a eles.

Um comentário:

  1. Muito boa matéria. Estarei usando com base para fazer meu trabalho de teologia.

    ResponderExcluir