terça-feira, 1 de março de 2011

Dicas para falar melhor

Seja você mesmo


Essa é a primeira e maior “dica” de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar seja sempre natural.

Pronuncie bem as palavras

Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronuncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Por exemplo: fale PRIMEIRO, JANEIRO, TERCEIRO, PRECISAR, TRAZER, LEVAMOS, e não, JANERO, TERCERO, PRECISA, TRAZÊ, LEVAMO.

Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.

Fale com boa intensidade

Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção.

Também não deverá falar muito alto, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse por aquilo que transmite, não conseguira também interessar sua pateia.

Fale com boa velocidade

Não fale rápido demais, se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguira entendê-lo.

Tenha um vocabulário adequado

Um bom vocabulário tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e quase sempre incompreensíveis. Evite também o vocabulário especifico da sua profissão diante de pessoas não familiarizadas com esse tipo de palavreado. Evitando o palavreado pobre e vulgar. Não tendo a preocupação de se expressar com palavras difíceis, e reservando o vocabulário profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idéias e pensamentos.

Cuide da gramática

Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem. Toda a gramática precisar ser correta, mas principalmente façam uma revisão de concordância e conjugação de verbos. Muitos hesitam na construção das frases porque têm duvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Além disso, aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construção das frase. A leitura é uma das melhores fontes de aprendizado.

Tenha postura correta

Fique sempre bem posicionado. Ao falar procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou balcão. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso de gesticulação é mais prejudicial que a falta.

Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos. Poderá passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade.

Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presença dos ouvintes.

Fale com emoção

Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar os seus ouvintes.

Se você prestou atenção em tudo, já está pronto para começar, não se preocupe você é completamente capaz. Acredite em você e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário