sexta-feira, 27 de setembro de 2013

B’ reishit ברסשית

Gen. 1,1-6,8

The Book of Genesis is a book of beginnings. It does not appear to tell of human growth and development in a way palatable to moderns, schooled in the principles of evolution. Indeed, Genesis - as well as succeeding books - freely mixes devolution (descent from primal eminence) with evolution (ascent from a lower to a higher stage). Religion and moral insight are not generally presented in the Bible as a process of slow and painful moral growth; quite the contrary, religious genius appears repeatedly without traceable antecedents, as, for instance, in the case of Abraham. This, however, should not cause us to dismiss such stories as "improbable", for moral history is not like physical history. Mutations in the realm of the spiritual seem to have occurred frequently in human experience, and the biblical record of such mutations. the very creation of the people of Israel, to which the Torah is devoted, breaks the rules of mechanical evolution.
“O livro de Gênesis é um livro de começos. Ele não aparece para falar de crescimento e desenvolvimento humano de uma forma aceitável para os modernos, para escolarizados nos princípios da evolução. de fato, Genesis - bem como sucessivas livros - mistura livremente devolução (descida de eminência primal), com evolução (subida de um menor para um estágio superior). Religião e discernimento moral não são geralmente apresentados na Bíblia como um processo de crescimento moral lenta e dolorosa, muito pelo contrário, o gênio religioso aparece repetidamente sem antecedentes rastreáveis​​, como por exemplo, no caso de Abraão. esta, porém, não deve levar-nos a rejeitar tais histórias como "improvável", para a história moral não é como a história física. mutações no reino do espiritual parecem ter ocorrido com frequência na experiência humana, e a Bíblia registra tais mutações. a própria criação do povo de Israel, para que a Torá é dedicado, quebra as regras da evolução mecânica”.

Prologue: Creation
Chapter 1 and the first three verses of Ch. 2 serve as the poetic prologue, setting the stage for the universal drama that is about to commence. One the scene is set, once order has been brought out of chaos, once heaven and earth, plants and animals have been created, the epic story of humankind can begin.
The prologue is cast in the form of a prose poem. It is written in terse, controlled phrases with rhythmic repetitions, the slow ascent of the cosmic drama culminating in the creation of humankind and the serene postscript describing the sanctification of the seventh day.
In sparse, austere language, it speaks of God, the word, and humans in relationship to each other and reveals the basic and unalterable dependence of the world on the presence of God.
The prologue tells, with the assurance of faith, of life's foundations, and it is in the light of this faith that it must be read and understood.
Prólogo: Criação
Capítulo 1 e os três primeiros versículos do cap. 2 servirá de prólogo poético, preparando o palco para o drama universal que está prestes a começar. Uma cena está definido, uma vez que a ordem foi trazido para fora do caos, uma vez que o céu ea terra, plantas e animais foram criados, a história épica da humanidade pode começar.
O prólogo é lançado na forma de um poema em prosa. Ele é escrito em frases concisas controladas com repetições rítmicas, a subida lenta do drama cósmico que culmina na criação da humanidade e do posfácio sereno descrevendo a santificação do sétimo dia.
Em esparsa, língua austera, fala de Deus, a palavra, e os seres humanos em relação uns aos outros e revela a dependência básica e inalterável do mundo sobre a presença de Deus.
O prólogo diz, com a certeza da fé, das fundações da vida, e é à luz desta fé que deve ser lido e entendido.

The Lines of Heaven, Earth, and Primeval Humankind
Chapter 2, verse 4, begins the tale of "earth and heaven" and particularly the epic of humankind. This part of the book continues to near the end of the next sidrah.
living in Eden (2,4-24)
Language and tone now change markedly: spare rhythms marked ch. 1; a familiar, personal, and frankly human manner when speaking of God marks what follows, and the divine cognomen is expanded to "God Eternal." The order of creation is changed, too: in ch. 2 the order is reversed; in ch 1 humankind began with male and female, in ch. 2 with male only. Where before humans appeared in generic form, they now become concretely human: they speak and feel.
(Because of these differences the two creation stories have been seen as stemming from two different traditions. The former is assigned to a source known as "P", the latter to one called "J", though this division is disputed by some scholars.)
In the text as we now have it,ch. 1 may be seen as the ideal and ch. 2 as the actual state of creation. thus, the derivative origins of woman in ch. 2 reflected her prevailing social condition, while ideally (as told in ch. 1) men and women were created together and equal.

As Linhas de Céu, Terra e Humanidade primitiva
O capítulo 2, versículo 4, começa o conto de "o céu e a terra" e, particularmente, o épico da humanidade. Esta parte do livro continua perto do final da próxima Sidrah.
Vivendo no Éden (2,4-24)
Linguagem e o tom agora mudam significativamente: peças ritmos marcados ch. 1; uma forma humana familiar, pessoal, e, francamente, quando se fala de Deus marca que se segue, e o cognome divino é expandido para "Deus Eterno". A ordem da criação é alterada, também: no cap. 2 a ordem é invertida, no ch 1 a humanidade começou com homem e mulher, no cap. 2 apenas com homem. Onde antes dos seres humanos apareceram em forma genérica, que agora se tornou concreta humana: eles falam e sentem.
(Devido a estas diferenças as duas histórias da criação ter sido visto como decorrente de duas tradições diferentes. A primeira é atribuída a uma fonte conhecida como "P", este último para um chamado "J", embora esta divisão é contestada por alguns estudiosos. )
No texto, como temos agora, cap. 1 pode ser visto como o ideal e ch. 2 como o estado real da criação. Assim, as origens de derivativos de mulher em ch. 2 reflete sua condição social vigente, enquanto que o ideal é (como dito no capítulo 1.) homem e mulher foram criados juntos e iguais.

Expulsion from Eden (2,25-3,24)
The first two chapters of Genesis spoke of the origins of the world in its original condition. now the focus turns to growth, to humankind's actual condition, and to the general challenge of being human.
Here, once again, the underlying Near Eastern traditions that helped to shape the Eden story have been radically recast to express an explicit view of God and humankind: the transcendent Creator of all has formed us that we might freely do God's will. In the Babylonian epic of Gilgamesh, the hero loses his immortality not only through weakness but also through accident, for the serpent steals the life-giving plant. In another Near Eastern tradition, the tale of Adapa, immortality is lost by deliberate misrepresentation. In the Bible, the loss of Eden is ultimately traceable to human volition and action. If we fail to live up to our potential, it is our own and no one else's doing.

Expulsão do Éden (2,25-3,24)

Os dois primeiros capítulos do Gênesis falam das origens do mundo em sua condição original. Agora o foco se volta para o crescimento, para a humanidade da condição real, e ao desafio geral do ser humano.
Aqui, mais uma vez, a base perto da  tradições orientais que ajudaram a moldar a história do Éden foram radicalmente reformulado para expressar uma visão explícita de Deus e a humanidade: o Criador transcendente de todos os que nos formou para que possamos livremente fazer a vontade de Deus. Na Babilónia épico de Gilgamesh, o herói perde sua imortalidade, não só por fraqueza, mas também por acidente, pois a serpente rouba a planta que dá vida. Em outra tradição do Oriente Médio, o conto de Adapa, a imortalidade é perdido por deturpação deliberada. Na Bíblia, a perda do Éden é em última análise, feita com base em vontade e da ação humana. Se deixarmos de viver de acordo com o nosso potencial, é a nossa própria vontade e de ninguém mais que está fazendo.

Cain and Abel (4,1-26)
Adam and Eve's eviction from Eden and their consequent mortality imply a sharing of important powers by God with humans. Both the creation and termination of life now rest with them - the former with the help of the Eternal (Gen. 4,1), the latter in defiance of God (the killing of Abel).in the story of Cain and Abel, the human relationship to God is explored in a social setting. it is in this context that choices between good and evil will hence-forth have to be made. And it is in this context that the interplay between human and divine responsibility must be viewed.
The story of the brothers also introduces a secondary theme that will recur often in the Bible: the struggle between siblings. Time after time our sympathy will be directed toward the younger one. Now, even as Abel dies, a still younger sibling, Seth, provides the link with the future.

Primeval Humankind (5,1-6,8)
In this section the Bible presents the second of its genealogical lines. The first was that of heaven and earth (Gen. 2,4), the second is the line of human progeny. The careful listing of names (which occurs twice) and the detailed accounts of legendary long find their parallels in other ancient Near Eastern traditions. These annotated genealogies bridge the gap between Adam and Noah, show the rise of civilization, and try to explain the present day limitations of human life expectancy.

Caim e Abel (4,1-26)
A expulsão de Adão e Eva do Éden e sua consequente mortalidade implica uma partilha de poderes importantes por Deus com os seres humanos. Tanto a criação e extinção de vida agora descansar com eles - o primeiro com a ajuda do Eterno (Gn 4,1), este último em desafio a Deus (o assassinato de Abel) na história de Caim e Abel, o relacionamento humano com Deus é explorado em um ambiente social. É neste contexto que as escolhas entre o bem e o mal, portanto, vaivém tem que ser feita. E é nesse contexto que a interação entre a responsabilidade humana e divina deve ser visto.
A história dos irmãos também introduz um tema secundário que deverá repetir-se muitas vezes na Bíblia: a luta entre irmãos. Vez após vez a nossa simpatia vai ser direcionado para o mais novo. Agora, mesmo que Abel morra, um irmão ainda mais novo, Seth, fornece a ligação com o futuro.

Humanidade primitiva (5,1-6,8)
Nesta seção, a Bíblia apresenta a segunda de suas linhas genealógicas. A primeira era que o céu e a terra (Gn 2,4), a segunda é a linha de descendência humana. A lista cuidadosa de nomes (que ocorre duas vezes) e as contas detalhadas da fabula encontra longo seus paralelos em outras tradições do Oriente Médio antigos. Essas genealogias anotadas preenchem a lacuna entre Adão e Noé, mostram a ascensão da civilização, e tenta explicar as limitações dos dias atuais da expectativa da vida humana.